O Vinho

Trata-se de um vinho de guarda, evidenciando fortemente o terroir da Quinta do Côtto, com aromas e sabores intensos a frutas e especiarias, de grande complexidade e fineza, a que os tão característicos taninos provenientes do carvalho português, bem presentes, conferem o carácter e elegância que o tornam único.

O Côtto Grande Escolha é proveniente de vinhas com idades superiores a 25 anos, só sendo produzido em anos de qualidade excepcional.

wineletter
CÔTTO GRANDE ESCOLHA
Notas de Prova e Gastronomia
Cor Rubi carregado
Aroma Boa complexidade e grande profundidade, salientando-se notas de especiarias intensas, fruta vermelha muito madura, e um ligeiro fumado que confere uma harmonia com grande personalidade.
Boca Estrutura elevada, volumoso, taninos intensos no entanto bem maduros, bom equilíbrio, com acidez correcta. Final longo e agradável, em perfeita harmonia. Demonstra o potencial de um grande vinho, apesar de ainda jovem, com um grande potencial de envelhecimento.
Gastronomia Carne de caça, anho ou cabrito assada ou estufada.
Ficha Técnica
Denominação Denominação de Origem Controlada Douro (D.O.C.)
Ano 2007
Castas Predominância de Touriga Nacional e Tinta Roriz
Vindima 100% manual, em caixas de 20 kg, entre 20 de Setembro e 14 de Outubro. Realizada sob tempo seco e estável originando uvas e consequentemente mostos de excelente nível qualitativo.
Vinificação Uvas seleccionadas, ligeiro esmagamento, desengace total, curta maceração pré-fermentativa, fermentação alcoólica durante 15 dias em cubas de Inox com controlo de temperatura, 20 dias de Maceração pós-fermentativa, Fermentação Maloláctica, Estabilização.
Estágio em Madeira Cerca de 15 meses em cascos novos de 225 litros de carvalho, tosta média
Detalhes técnicos Alc. 14% - Acidez Total: 5,20 g/l - p.H.: 3,75
Ficha Técnica
Montez Champalimaud - Produtor
União Europeia - Fundos EstruturáisPrime
 
Quinta do Côtto
Côtto Grande Escolha
Novidades
Imprensa
Galeria
Outros
Quinta do Côtto
Côtto Grande Escolha
Champalimaud Porto Vintage