CHEFE RUI PAULA  - RESTAURANTE DOC  - ELABORA PRATOS PARA VINHOS QUINTA DO CÔTTO
wineletter
NOVIDADES
CHEFE RUI PAULA - RESTAURANTE DOC - ELABORA PRATOS PARA VINHOS QUINTA DO CÔTTO

Rui Paula nasceu no Bonfim (Porto), em 1967, mas era no Douro, terra Natal dos pais e avós, que brincava aos fins-de-semana e nas férias. Em 1993 mudou-se para a vila de Alijó, onde abriu, juntamente com a mulher, Cristina Canelas, o restaurante Cepa Torta, que continua a ser uma referência da gastronomia no Douro e em Trás-os-Montes.
Em Abril de 2007, juntamente com o irmão Pedro e a Arisdouro, a operadora de barcos rabelos que ambos detêm, fundou o restaurante D.O.C., que se situa sobre as águas do rio Douro, no meio de uma das mais belas paisagens vinhateiras, na marginal entre a Régua e o Pinhão. O restaurante ocupa um edifício de arquitectura moderna do Instituto Português dos Transportes Marítimos, com assinatura do arquitecto Miguel Saraiva, e faz parte integrante do cais da Folgosa (Armamar).
No seu percurso profissional, Rui Paula tem sido convidado a participar em diversos eventos e conquistado relevantes prémios, entre os quais três medalhas de ouro (2005 e 2007) e duas de prata (2001 e 2003) no concurso “Gastronomia com Vinho do Porto”, organizado pelo IVDP e pela revista “Inter Magazine”.
Em 2008, o restaurante D.O.C. foi distinguido com o “Garfo de Ouro”, do anuário “Boa Cama, Boa Mesa”, editado pelo jornal “Expresso”, colocando-o entre os 10 melhores restaurantes de Portugal.
O D.O.C. foi também eleito melhor Novo Projecto Privado 2008, na 4ª Edição dos Prémios do Turismo de Portugal, vendo reconhecido o seu papel enquanto projecto estruturante para o turismo na região do Douro.
Em Outubro de 2008, Rui Paula viu publicado o seu primeiro livro, “Rui Paula – Uma Cozinha no Douro”. Mais do que um livro de receitas, a obra está carregada de imagens, cheiros e sabores do Douro vinhateiro. É um livro que transporta o leitor para o Douro Património Mundial, sublinhando a importância deste território na alma da cozinha de Rui Paula.

Clique AQUI para conhecer as novas receitas

voltar

Montez Champalimaud - Produtor
União Europeia - Fundos EstruturáisPrime
 
Quinta do Côtto
Côtto Grande Escolha
Novidades
Imprensa
Galeria
Outros
Quinta do Côtto
Côtto Grande Escolha
Champalimaud Porto Vintage